Como solicitar o FGTS para pagar até 12 parcelas atrasadas de imóvel

Como solicitar o FGTS para pagar até 12 parcelas atrasadas de imóvel

Já está em vigor a medida que autoriza o uso do fundo de garantia do tempo de serviço o FGTS para negociar o pagamento de até 12 prestações do financiamento imobiliário habitacional em atraso. Pelas regras, é permitido usar o dinheiro para abater até 80% de cada parcela em atraso, segundo dados do conselho do FGTS, 80.000 mutuários estão com pelo menos 3 parcelas atrasadas e 50% deles têm conta vinculada ao FGTS. De acordo com a caixa, o saque da conta do FGTS vai ser feito em parcela única e o valor debitado será utilizado nas parcelas mensais.


Para usar o FGTS. Para essa amortização, o trabalhador deve procurar o banco onde fez o financiamento habitacional e solicitar a utilização do seu fundo. Para bater esses 80% de cada prestação o pedido é feito por meio da autorização de movimentação de contas vinculadas do FGTS, devidamente assinada; mas quem utilizou o FGTS nesse mesmo contrato de financiamento a menos de 2 anos para amortizar a dívida, ou seja, para reduzir o saldo devedor ou diminuir o número de prestações, não poderá usar o dinheiro do fundo novamente antes desse prazo, o intervalo de 2 anos é contado a partir da data da última amortização. Também está entre as regras que essa utilização do FGTS seja apenas para imóveis avaliados em até um milhão e meio de reais.


O trabalhador também precisa cumprir alguns pré-requisitos para ter esse benefício, são eles: Ter pelo menos 3 anos de trabalho sob o regime FGTS ininterruptos ou não. Ele não pode possuir outro imóvel no município onde trabalha ou tem residência, e ele não pode ter outro financiamento ativo no sistema financeiro de habitação. Essa medida é temporária e vai valer até 31 de dezembro deste ano (2022). Depois, o trabalhador volta a poder utilizar o seu saldo do FGTS para realizar o pagamento de até 3 prestações em atraso junto aos bancos, lembrando que o FGTS é pago para quem trabalha com carteira assinada no início de cada mês, os empregadores depositam em nome dos funcionários o valor correspondente a 8% do salário de cada profissional em conta aberta na Caixa Econômica Federal. 


O valor só pode ser utilizado em algumas situações, como demissão sem justa causa, aposentadoria e pra comprar a casa própria, construir ou a bater nos valores do financiamento imobiliário o pagamento de até 12 parcelas atrasadas de financiamento habitacional é a segunda medida com recursos do FGTS, anunciada recentemente pelo governo federal para impulsionar a economia. Segundo dados do governo, cerca de 40.000 famílias devem ser beneficiadas, podendo utilizar os recursos depositados no FGTS para colocar suas prestações em dia, a ampliação do número de parcelas de forma excepcional, para serem quitadas com dinheiro do fundo foi feita para amenizar os impactos provocados pela covid no orçamento doméstico da população. E aí, gostou da dica? Então compartilhe.



Postagem Anterior Próxima Postagem