
O empreendedorismo. Segundo a Endeavor Brasil. “Empreendedorismo é a disposição para identificar problemas e oportunidades e investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo”.
O empreendedor de negócio é o personagem mais importante da economia, sem ele não há geração de riqueza, não há negócios, não há empregos, não há instituições e sequer estado, a figura do empreendedor foi designada para aquele que está empreendendo um negócio; mas dentro do conceito apresentado, o empreendedorismo é algo muito mais amplo. Todos nós na verdade empreendemos, queiramos ou não, se analisarmos o conceito anteriormente comentado ao nos matriculamos em um curso ou graduação, estamos empreendendo ou quando investimos em uma viagem, aceitamos um cargo em uma instituição , e mesmo quando aceitamos ou fazemos um pedido de casamento ou ainda quando assumimos nosso papel de pais na educação dos filhos.
Em todas essas circunstâncias, estamos empreendendo, todos os dias fazemos escolhas empreendedoras, a começar do que fazer com algo finito e importante, que é o tempo, estamos nos ocupando com coisas e situações que nos traz retorno e felicidade; Seu grande objetivo é gerar um impacto positivo, devemos nos atentar para as atividades que fazemos no dia a dia, porque o impacto positivo ou negativo é apenas uma consequência.
Importante salientar que o impacto positivo deve ser gerado primeiramente para nós, se não estivermos satisfeitos com a qualidade dos impactos, significa que devemos rever nossas ações e nossas escolhas; devemos avaliar nossa satisfação em relação às nossas carreiras, vida familiar e social. Estamos predispostos para prover melhorias ou, se for o caso, mudar, uma coisa é certa, seremos aquilo que empreendermos ser.
Não deixe de assistir o documentário “Qual o meu nome?” Muhammad Ali; esse documentário mostra a vida do maior lutador de boxe de todos os tempos, conquistas e fracassos de sua carreira, além dos acontecimentos históricos que viveu frente à segregação racial, a sua convocação para lutar na guerra do Vietnã, o seu empreendedorismo na carreira de boxeador que o levou a conquistar 3 vezes do título mundial dos pesos pesados, sendo o último com 36 anos de idade.